Monday, September 10, 2007

Coisas simples

A minha avó paterna era uma pessoa cheia de sabedoria popular. Isto é o que a minha mãe, sua nora, me conta. Ela morreu quando eu tinha seis meses e parece que dela herdei o andar "andarilho", o formato do corpo (pernas á povoeira para mal dos meus pecados...) e os cabelos brancos que por incrível que pareça já começaram a aparecer em abundância.

Mas voltando às coisas simples aqui ficam uns ditos seus:

A uns parem-lhes as vacas a outros morrem-lhes os bois (referindo-se á prosperidade de alguns);

Lavadinho e passadinho a ferro está como novo ( referindo-se às pilas dos maridos quando poem os cornos às mulheres);

Parece que bebe azeite (quando alguém é inteligente);

Goela de pato (quando se come muito depressa);

Por detrás de uma serra há sempre outra ( para nunca se desanimar);

Palavra de rainha ( última palavra).

E por hoje é tudo!

2 comments:

*Um Momento* said...

Ena...
Já aprendi alguma coisa hoje:o)))
"Lavadinho e passadinho a ferro está como novo ( referindo-se às pilas dos maridos quando poem os cornos às mulheres);
Esta esta demais :)
Beijo Estrelinha !!
(*)

ze das coives said...

herdas-te esse neuronio da tua avo, nao foi?