Saturday, December 8, 2007

Memórias da Infância

Hoje lembrei-me de Setúbal, durante anos a fio passei lá as minhas férias.
Lembro-me da estalagem do Sr. Gama, mesas e cadeiras de ferro forjado torneadas. Tartes de amêndoa caseiras com um sabor inolvídavel, das tortas de azeitão, da gasosa bebida com uma palhinha directamente da garrafa.

Dos caminhos íngremes para o Portinho da Arrábida no meio de uma selva de arbustos mas com trilhos traçados, dos medronheiros que os meus irmãos insistiam em trepar e colher o fruto, das raposas que atravessavam a estrada durante a noite bem à frente do carro.

Da azáfama da Luisa Todi e suas circundantes, do comércio frenético.
A fabulosa mousse de chocolate e da tortilha de comer e chorar por mais do restaurante Quintal, da Restinguinha, do Escondidinho.
Dos búzios aos quais chamavam buzinas, das percebas às quais chamavam percebes, das sapateiras tipo esqueletos penduradas nas montras.

As alforrecas em Tróia, os golfinhos que acompanhavam os barcos e nos saudavam, ainda não eram espécies em extinção. A dança com o meu pai ao som dos Beatles no barco, as flores que ele me colocava na orelha, umas brancas outras rosa todas colhidas das arvores que abundavam nos cais.
Os caracóis, andar de gaivota e ver sapateiras a rabear, o azul da água. As ruínas romanas e os escaravelhos que teimavam subir as paredes.
A paisagem única de uma serra que se debruça sobre um estuário, os barquilhos de laranja.
Que saudades eu tenho de Setúbal, que saudades eu tenho de ser feliz...

4 comments:

Gasolina said...

Que feliz me fizeste ao te ler!

Um beijo, Doce Jean of Jeanest

Amilcar Garcia said...

Saludos! Me dio mucha alegria encontrar tus saludos en mi Blog!Obrigado!Me comunico en breve! Besos! y muchas Felicidades!

Zé do Cão said...

Estrela da Liberdade. Vem até cá, vais encontrar Setubal, tal qual a descreves-te. Talvez um pouco mais suja, mas com o mesmo Sol, a Figuerinha, a estrada que a liga a Arrábida por baixo, arranjadinha com túneis a evitar derrocadas. As navalhas apanhadas em Troia, as mesmas tortas de Azeitão, sempre apetecidas com o Moscatel de Setúbal.
Ora, ora, aparece, diz qualquer coisa.

*Um Momento* said...

Aqui te deixo um beijo com votos de um Santo Natal Estrelinha
Tudo de bom te desejo

(*)